Notícias
Estratégias Empresariais Corporativas oriundas de Estratégias Militares
São definidas no mais alto nível empresarial!
O mais alto nível do planejamento empresarial define a(s) estratégia(s) empresarial(is) corporativa(s), estabelecendo a orientação geral da empresa, o(s) mercado(s) de atuação e os objetivos estratégicos globais da empresa. Tudo é apresentado no PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL, documento que irá nortear o planejamento das diferentes unidades de negócio da organização, bem como, o desenvolvimento dos demais planejamentos empresariais.
Diversas estratégias militares podem, quando devidamente adaptadas, serem empregadas como estratégias empresariais corporativas, tais como:
- Estratégia da Ação Independente: Consiste no emprego exclusivo de meios organizacionais próprios para se atingir os objetivos empresariais.
- Estratégia da Aliança: Consiste no emprego de meios organizacionais próprios, em conjunto com os de outra(s) organização(ões) em busca de objetivos comuns.
- Estratégia da Defensiva: Consiste na realização de ações necessárias para garantir o “status quo”, seja quando a organização sofre ações, seja quando é ameaçada veladamente em seus objetivos.
- Estratégia da Dissuasão: Consiste num conjunto de ações que a organização tem plena capacidade de executar, se necessário for, para defender seus interesses, tendo o mercado plena ciência deste poder.
- Estratégia da Ofensiva: Consiste na realização de ações necessárias para enfrentar ameaças externas e fraquezas internas com a finalidade de manter ou atingir os objetivos estratégicos organizacionais.
- Estratégia da Presença: Consiste na realização de ações necessárias para colocar a organização em todos os mercados de seu interesse, seja diretamente ou por intermédio de parcerias.
- Estratégia da Projeção do Poder: Consiste na realização das ações necessárias para lançar o nome da empresa em novos mercados antes de uma efetiva inserção empresarial.
- Estratégia da Resistência: Consiste na restrição ao máximo das atividades empresariais diante de uma real incapacidade de competir em todos ou em determinados mercados, buscando única e momentaneamente apenas sobreviver. Não pressupõe nenhuma intenção inicial de abandonar o mercado e evita sempre um enfrentamento direto com os concorrentes mais poderosos.
Cada uma destas estratégias corporativas será implementada por intermédio de uma ou mais estratégias competitivas.
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.4551 | 5.4564 |
Euro/Real Brasileiro | 6.0158 | 6.0658 |
Atualizado em: 06/10/2024 19:39 |
Indicadores de inflação
07/2024 | 08/2024 | 09/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,50% | 0,83% | |
IGP-M | 0,81% | 0,61% | 0,62% |
INCC-DI | 0,71% | 0,72% | |
INPC (IBGE) | 0,25% | 0,26% | |
IPC (FIPE) | 0,26% | 0,06% | 0,18% |
IPC (FGV) | 0,22% | 0,54% | |
IPCA (IBGE) | 0,21% | 0,38% | 0,13% |
IPCA-E (IBGE) | 0,39% | 0,30% | |
IVAR (FGV) | 0,61% | -0,18% |