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Possíveis deficiências na formação do administrador brasileiro

Considerando o mundo atual com adversidades, desafios e demais problemas, é perceptível que haja a necessidade de um UP GRADE qualitativo na formação dos administradores, eis uma verdade incontestável.

INTRODUÇÃO

Com o mundo em processo de MUDANÇA, derivado de diversas adversidades, encontramos alguns administradores que precisam retornar a academia, e buscar juntamente com os atuais educandos a melhoria na sua formação, já que o Brasil é integrante dos BRICS PLUS, e deverá se inserir na ONE BELT, ONE ROAD INITIATIVE, já que estamos vivenciando diversos investimentos chineses de árabes em nosso solo.

Na Economia e no cenário atual das transações comerciais, é necessário que haja um UP GRADE qualitativo dos administradores e gestores, para que possam entender a ciência administrativa, mesmo considerando os respeitáveis percursores Fayol, Taylor, e os demais outros, onde o antigo POCCC, foi substituído pelo PDCA, com análise SWOT, o quatro P’s de Marketing, 5’s S, controle, contabilidade, demonstrativo, análise, avaliação, transparência, ESG, operacional, Custos e Despesas, Orçamento, Excell (Power BI) processos avaliativos, e demais.

UM POUCO DA HISTÓRIA

No livro “O GUIA DO LÍDER”, o escritor Chinghua Tang, que fez graduação na London School of Economics, foi o primeiro chinês a conseguir um MBA em Harvard, explorou a administração do Imperador Tang Taizong, que cita os cinco princípios básicos da administração:

  1. Eficiência e eficácia; (Xiaulu he xianguo)
  2. Delegar Tarefas; (Weipai renwu)
  3. Honestidade; (Chengshi)
  4. Reconhecer Talentos; (Renshi rencai)
  5. Confiança Mútua. (Xianghu xinren)

É sugestivo ler e entender o livro A ARTE DA GUERRA de Sun Tzu, conhecer os feitos de Deng Xiaoping, e observar o planejamento do PCCh, até 2030, com o Xi Jinping, e se informar sobre os sólidos investimentos que estão sendo realizados em solo brasileiro.

Já os árabes com os recursos do fundo MUBADALA Investment Company, estão com sólidos investimentos em energia e petróleo no Brasil, onde muitos ainda não perceberam. Lembro que a palavra árabe MUBADALA, significa na Língua Portuguesa, a palavra TROCA.

O que estamos querendo fazer o leitor entender, é que é essencial falar o idioma Língua Portuguesa, Inglês, Mandarim Russo, Hindi e Árabe.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Acreditamos que para aprender corretamente o potencial da Inteligência Artificial, é necessário um pouco de conhecimento de Tecnologia da Informação, Linguagem Computacional, LLM, algoritmo e Kubits, Lógica Fuzzy, Machine Learning, Deep Learning, Rede Neural, Data Mining, Informações e Dados in the Cloud, entender um pouco de engenharia de PROMPTS, aprender o idioma Inglês.

Tirar proveito das IA’s ocidentais, e comparar com a excelência das IA’s chinesas, tais como a ERNIE, KLING, TENCENT, e demais, mas precisa aprender um pouco de Mandarim.

Aprender:

  1. Novas Habilidades;
  2. Novas Competências;
  3. Novos Eixos Práticos;
  4. Novos Idiomas,
  5. Vivenciar a Inteligência Artificial;
  6. Power BI.

O sucesso e futuro do administrador, vai depender exclusivamente dele mesmo, mas deve ter a humildade de entender que precisa elevar o seu know how, expertise, background e melhorar a sua networking, já que o BRICS PLUS, e a Nova Ordem em Transformação, assim exigem.

Até quando você pode perceber que a sua empresa, ou mesmo a empresa em que trabalha, serão afetadas por essas inovações, inclusive com acirrada concorrência global.

A Shopee, TEMU, a automação, nanotecnologia, robotização, estão avançando muito rápido, e precisa ser acompanhada seriamente, pois todas as profissões devem ser afetadas.

Solicitamos sugestões as IA’s abaixo identificadas para que possam nos oferecer futuras ações e atitudes para compor esse UP GRADE qualitativo, e mantenha a sustentabilidade da sobrevivência dessa profissão, e das demais.

A administração no Brasil enfrenta desafios significativos, especialmente em um cenário de rápidas mudanças tecnológicas e econômicas. A falta de know-how entre os administradores brasileiros pode ser atribuída a diversos fatores que impactam sua eficácia e adaptabilidade.

Habilidades Necessárias

Os administradores devem possuir três habilidades fundamentais: técnicas, humanas e conceituais. A deficiência em qualquer uma dessas áreas pode resultar em um desempenho abaixo do esperado. As habilidades técnicas referem-se ao conhecimento específico sobre as atividades que o administrador realiza; as habilidades humanas envolvem a capacidade de interagir e motivar pessoas; e as habilidades conceituais dizem respeito à visão sistêmica e à capacidade de análise e tomada de decisões

Adaptação à Revolução 4.0

A transição para a Indústria 4.0 exige que os administradores se atualizem constantemente. O conhecimento é agora considerado o ativo mais valioso, e a capacidade de trabalhar com tecnologias disruptivas, como Big Data e Internet das Coisas, é crucial. Muitos administradores ainda não estão preparados para essa nova realidade, o que limita sua eficácia na gestão de negócios contemporâneos

Formação e Desenvolvimento Contínuo

A formação acadêmica muitas vezes não acompanha as demandas do mercado atual. Muitos cursos de administração não abordam as competências necessárias para lidar com as rápidas mudanças do ambiente empresarial. A formação multidisciplinar é essencial, assim como a valorização das relações interpessoais, que são fundamentais para o sucesso na gestão

.

Conclusão

Portanto, a falta de know-how no administrador brasileiro é um reflexo da necessidade de desenvolvimento contínuo em habilidades técnicas, humanas e conceituais, além da adaptação às novas tecnologias. Para melhorar essa situação, é essencial que os profissionais busquem constantemente atualização e aperfeiçoamento em suas competências administrativas.” (PERPLEXITY AI)

Existem algumas críticas e desafios relacionados à formação de administradores no Brasil. Entre os principais pontos levantados estão:

Desconexão com o mercado de trabalho: Muitos cursos de administração não estão alinhados com as demandas reais do mercado de trabalho, resultando em uma lacuna entre o que é ensinado e o que é necessário.

Falta de foco em habilidades práticas: Há uma ênfase excessiva em teoria e pouca prática, o que pode deixar os graduados mal preparados para enfrentar desafios reais no ambiente de trabalho

Direnciação entre administração pública e privada: Muitos cursos não fazem uma distinção clara entre administração pública e privada, o queode dificultar a formação de administradores públicos eficazes.

Qualificação da força de trabalho: O nível de qualificação da força de trabalho no Brasil ainda é um desafio devido ao atraso educacional acumulado ao longo dos anos.

Esses são alguns dos problemas que precisam ser abordados para melhorar a formação de administradores no Brasil. Você tem alguma experiência pessoal ou profissional com esses desafios?” (COPILOT AI)

“Falta de interdisciplinaridade: A formação dos administradores no Brasil muitas vezes não integra outras áreas do conhecimento, limitando uma visão holística essencial para enfrentar desafios modernos

Modelo educacional desatualizado: As escolas de administração ainda seguem metodologias semelhantes a fábricas da Segunda Revolução Industrial, com pouca ênfase em criatividade e inovação.

Dificuldades com inovação: A adaptação às novas tecnologias e tendências é um desafio constante, especialmente em um mercado que demanda soluções rápidas e inovadoras.

Inserção no mercado de trabalho: Jovens administradores enfrentam barreiras significativas para ingressar no mercado, incluindo lacunas entre a formação acadêmica e as exigências práticas das empresas.

Desatualização curricular: O currículo ainda não acompanha as rápidas transformações globais, como sustentabilidade e digitalização, essenciais para a administração contemporânea.” (OPEN AI CHATGPT 4-O)

CONCLUSÃO

A audácia de escrever esse pequeno insight, talvez possa nos trazer a tona a necessidade de que precisamos enfrentar essa realidade que norteia atualmente em muitas profissões, já que estamos diante de um processo tecnológico altamente evoluído, tais, como a Inteligência Artificial que ainda navega em seu processo de evolução, tais como:

  1. ANI (Inteligência artificial modal, normal)
  2. AGI (Inteligência Artificial Geral), IOT (Inteligência das Coisas)
  3. ASI (Super Inteligência Artificial)

Devemos nos preocupar também, com a evolução da Computação Quântica, que já desponta com potencialidade invejáveis, quando comparada com a IA normal, já que uma trabalha com o algoritmo (0 1) e a outra com o Kubits (0,1).

Acreditamos que a palavra LIFE LONG LEARNING, que significa “aprender em toda sua vida”, assim o STREMM, e LATÊNCIA, define a situação dos atuais profissionais que desejam se inserir no mercado seletivo atual e até mesmo no empreendedorismo.

Estamos cientes de nossa limitação, e daqueles que não compactuam com esses escritos, mas devemos no mínimo elaborar uma análise e refletirmos sobre os fatos e acontecimentos que norteiam as nossas vidas, nesse mundo atual com suas adversidades, problemas e desafios.

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