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Como o Open Finance pode ajudar os brasileiros a gerenciar melhor suas finanças em um cenário de múltiplas contas bancárias
Quase metade dos brasileiros têm quatro ou mais cartões de crédito, o que aumenta o risco de inadimplência devido à dificuldade de gerenciar suas finanças pessoais de forma integrada
São Paulo, setembro de 2024 – Com a crescente popularização das contas digitais e a facilidade de abertura de contas bancárias, muitos brasileiros têm optado por distribuir suas finanças entre diversas instituições. O cenário atual revela que, ao invés de concentrar suas transações em um único banco, os consumidores estão utilizando múltiplos cartões e contas para gerenciar suas despesas, o que pode fragmentar a visão sobre sua saúde financeira.
De acordo com uma pesquisa do Serasa eCred, quase metade dos consumidores brasileiros (47%) possuem quatro ou mais cartões de crédito. Especificamente, 29% têm cinco ou mais cartões, e 18% têm quatro cartões. Esse comportamento, apesar de oferecer mais opções de crédito e benefícios, tem gerado um desafio significativo: a dificuldade de ter uma visão completa e integrada das finanças pessoais, aumentando o risco de inadimplência. Com as informações dispersas em várias plataformas, é comum que os consumidores percam o controle do fluxo de caixa, o que pode levar a decisões financeiras menos informadas.
É neste contexto que o Open Finance se torna uma ferramenta para o consumidor. O Open Finance permite que as instituições financeiras compartilhem, mediante autorização do cliente, dados financeiros de forma segura e padronizada. Isso significa que os consumidores podem integrar todas as suas informações financeiras em uma única plataforma, obtendo uma visão consolidada de sua situação financeira.
Para Bruno Chan, CEO e cofundador da klavi – empresa entre as pioneiras do Brasil que ajuda empresas a tomarem decisões baseadas em dados e analytics prioritariamente através da inovação proporcionada pelo Open Finance –, essa tecnologia surge como um divisor de águas, oferecendo a possibilidade de centralizar todas essas informações em um único lugar. "Isso não apenas empodera o consumidor, dando-lhe maior controle sobre suas finanças, mas também permite que as instituições financeiras ofereçam produtos mais ajustados às reais necessidades de cada cliente. A segurança e a privacidade são garantidas pelo rigoroso marco regulatório do Banco Central, o que traz confiança para que as pessoas aproveitem os benefícios dessa inovação", destaca Chan.
Em dois anos de operação, o Open Finance no Brasil já registrou 17,3 milhões de consentimentos de clientes para o compartilhamento de seus dados pessoais e bancários, segundo dados da Febraban, já com projeção para alcançar até 60 milhões de usuários no Brasil até 2025, de acordo com a consultoria Oliver Wyman. A expectativa é de que R$ 760 bilhões sejam injetados no mercado de crédito nos próximos anos, com 4,6 milhões de pessoas sendo incluídas nesse mercado e mais 10 milhões de cidadãos se tornando bancarizados.
"O Open Finance no Brasil está redefinindo o sistema financeiro, devolvendo o controle aos consumidores. Com mais poder de escolha, os brasileiros podem agora acessar melhores condições de crédito e serviços, quebrando barreiras econômicas. Essa mudança promete criar um mercado mais inclusivo e competitivo, beneficiando milhões de pessoas", ressalta Chan.
Sobre a klavi
A klavi é uma das empresas pioneiras do Brasil na coleta e inteligência de dados provenientes do Open Finance, com soluções que incluem agregação de dados, modelagem de scores e informações de crédito ou estilo de vida. A empresa já ajudou mais de 20 milhões de brasileiros a terem acesso a serviços de empresas distribuídas entre diversos setores, como o financeiro, varejo e telecomunicações.
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