Notícias

Semana do Consumidor: Como o baixo poder de compra do brasileiro dificulta a aquisição de produtos e afeta os varejistas?

Autor: Joana Tchian

Fonte: Alexandre Gaino, professor de economia da ESPM

No Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, varejistas de alimentos, vestuário e eletrônicos, aproveitam a data para anunciar seus produtos com ofertas e promoções. Porém, é importante entender como o baixo poder de compra no Brasil pode afetar esses varejistas e, até mesmo, os consumidores.

Um levantamento feito pela LCA Consultores mostrou que o poder de compra do brasileiro caiu 5% nos últimos 10 anos. Para comprar uma cesta básica, por exemplo, a fatia necessária de rendimentos subiu de 21% para 26,1% entre 2013 e 2023.

Alexandre Gaino, professor de economia da ESPM, analisa que, para as famílias de baixa renda, a elevação do preço da cesta básica pode comprometer seu poder de consumo. “Quando a renda é restrita, esse aumento de preço reduz o poder de compra dos bens menos essenciais, ou bens supérfluos, então gastos de lazer e entretenimento, por exemplo, sofrem impactos porque as pessoas vão substituir um bem pelo outro”, diz Gaino.

Para o consumidor de renda média para cima, que pode comprar os itens de uma cesta básica com uma certa tranquilidade, o aumento do preço impacta pouco na aquisição desses bens. “Continuamos comprando os itens essenciais mesmo com preços maiores”, afirma.

Em relação aos vendedores e varejistas, o professor de economia da ESPM afirma que, aqueles que vendem produtos de cesta básica, do varejo, e ligados aos bens básicos, irão sofrer pouca queda com esse aumento de preço, enquanto os vendedores de outros setores, como os de lazer e entretenimento, teriam impacto negativo.

O professor de economia da ESPM ainda dá algumas dicas para controlar os gastos compulsivos durante a Semana do Consumidor. São elas: realizar uma lista de compras e tentar se manter nela, comprando apenas os itens listados; manter um registro do seu orçamento mensal para não se descontrolar financeiramente; e sempre fazer uma pesquisa de preços de determinado produto, visto que eles variam de uma loja para outra.

O especialista está disponível para comentar sobre o assunto.

Alexandre Gaino é professor da área de Economia, nos cursos de Publicidade e Propaganda, Sistema de Informação e Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Economista, graduado pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Economia Política pela PUC-SP. Atualmente, é doutorando em Teoria Econômica pela Universidade de Campinas (Unicamp).

Atua em diferentes esferas no setor público e em consultorias nas áreas de Desenvolvimento Regional e Política Industrial. Linha de pesquisa e interesse nas áreas de economia regional e urbana e de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação.

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.4909 5.4926
Euro/Real Brasileiro 6.1164 6.1244
Atualizado em: 20/09/2024 11:56

Indicadores de inflação

06/2024 07/2024 08/2024
IGP-DI 0,50% 0,83% 0,12%
IGP-M 0,81% 0,61% 0,29%
INCC-DI 0,71% 0,72% 0,70%
INPC (IBGE) 0,25% 0,26% -0,14%
IPC (FIPE) 0,26% 0,06% 0,18%
IPC (FGV) 0,22% 0,54% -0,16%
IPCA (IBGE) 0,21% 0,38% -0,02%
IPCA-E (IBGE) 0,39% 0,30% 0,19%
IVAR (FGV) 0,61% -0,18% 1,93%