Autor: Henrique Pizzatto*
A quantidade de funcionários pode fazer a diferença para uma empresa faturar mais e produzir mais. O fato é que nem sempre aumentando o numero de pessoas irá produzir mais, pois conforme o estudo de valor agregado do mix de produtos poderá produzir menos e faturar mais.
O cuidado é para não criar equipes de trabalho que são formadas para resolver um problema de baixa produção ou atraso de entrega. Existe uma relação importante que pode ser relacionada para cada funcionário contratado e a capacidade produtiva de cada tipo de fábrica.
A pergunta que persegue as administrações é se a produção ideal da fábrica está com o quadro suficiente de funcionários para cumprir com a conclusão dos pedidos, independente da sazonalidade das vendas. A Produção Ideal é o ponto onde a capacidade de transformação da unidade, setor, departamento tem como objetivo ter o melhor volume produzido do mix de produtos, utilizando da melhor forma as máquinas e equipamentos disponíveis com o menor custo possível. Afinal, o número de funcionários deve ser muito bem estudado para que sejam estabelecidas metas de unidades produzidas conforme um cálculo direto da necessidade por dia e velocidade das fases produtivas.
Qual seria então a relação entre o número de funcionários e produção? Na realidade é simples, faça com que os funcionários produzam a melhor produção do ano em menos tempo ou em um tempo determinado. O principal é saber qual é a potência do trabalho que a pessoa está dando de si na atividade produtiva, ou seja, ele está 100% de sua capacidade? Quando souber deste percentual achará a sua melhor relação entre quantidade de pessoas e produtos que se correspondam em um denominador comum.
Produza mais com menos, mas atenção, não demita, aumente a potência que terá mais resultado.
*Colunista e Consultor - On Line do Portal Moveleiro